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WEB MARKETING

Web marketing é um conjunto de ações por meio da web, elaboradas de maneira estratégica, com o objetivo de atrair e captar novos consumidores, fidelizar clientes, divulgar a marca e sobre tudo, fomentar o negócio. Reúne e utiliza recursos como criação de sites, SEO (posicionar um site no topo das pesquisas dos sites de busca), SMO (dar maior visibilidade as páginas e perfis das redes sociais) e-mail marketing, elaboração de banners internos e em sites parceiros, atendimento online, relacionamento e interatividade através de blogs corporativos e redes sociais com perfis e páginas comerciais.

QUANDO DIMINUIR OU APERTAR O PASSO

Todas as empresas deveríam realizar um planejamento no começo do ano e segui-lo. Quando as vendas caem e os resultados passam a ser preocupantes, seja por uma situação desfavorável do próprio mercado ou mercado global, há dois tipos de empresários: os que cortam as ações de marketing e os que aumentam.

Infelizmente o marketing ainda é visto como custo e não como parte fundamental da empresa. Da mesma maneira que devemos comprar matérias-primas para a produção, devemos investir em divulgá-la. São pés importantes da mesma cadeira. Sem um deles, a cadeira não para em pé!

Quando precisamos aumentar a produção, não contratamos mais funcionários? Não modernizamos equipamentos? Da mesma maneira, devemos aumentar as ações de marketing quando as vendas caem.

As ações de marketing realizadas na internet é chamada de web marketing que tem como principal característica, um custo menor com abrangência cada vez maior.

Agora, com o advento das mídias sociais, onde todos passam horas do seu dia na frente do computador ou checando as novidades através do smartphone e iPad, enviar emails informativos, trabalhar produtos e conteúdo especializado nas redes sociais, posicionar um ou mais sites no topo do Google, criar relacionamento com os clientes é a sua melhor opção para fomentar sua empresa!

CRIATIVIDADE + INTENÇÃO

O web marketing trabalha tanto ações ativas para fomento do negócio, por exemplo: envio de newsletters, campanhas em Redes Sociais, etc, como ações passivas para preparar (e até corrigir) o site principal e SEO, colocá-lo no topo do Google! O visitante atraído pela divulgação e aumento da visibilidade precisa "cair" em uma landing page que passe credibilidade, informe o que ele procura para fechar o ciclo da venda: aumento da visibilidade >> atrair interessados >> passar credibilidade >> realizar venda. Na imagem ao lado temos dois exemplos de melhora do design, exposição dos produtos e facilitação da navegação nas lojas Schraiber e GBG Pneus, tornando o design e as informações postadas tão importante quanto o aumento da visibilidade do cliente!

Uma vez preparado o conteúdo para receber os visitantes e iniciado o processo de aumento de visibilidade, a criatividade é ferramenta fundamental desse processo, alias, um dos grandes prazeres de uma agência, é surpreender positivamente o cliente de seu cliente. Na imagem acima criamos para as lojas FastShoes e WiShoes por exemplo, a "Thursday White (Quinta Feira Branca)" um dia antes da Black Friday. Com ações apenas no Facebook foi registrado um aumento de 735% na venda diária, um absoluto sucesso!

Ou seja, AUMENTO DA VISIBILIDADE + CORRETA EXPOSIÇÃO DO PRODUTO + CREDIBILIDADE + AÇÕES COM CRIATIVIDADE são os quatro pés da cadeira do web marketing que procuramos observar.

RELACIONAMENTO E INTERATIVIDADE

Ao receber amigos em casa, seguimos regras não escritas que vão do bom senso a inteligência emocional: arrumamos a sala de visita, colocamos perfume de ambiente, preparamos uma bela refeição (sem esquecer dos aperitivos) e interagimos: conversamos, falamos, rimos e somos simpáticos.

Seus convidados saem e comentam: "Que casal agradável não? Que sala aconchegante, comida excelente, papo 10! Você viu Fulano que engraçado? E Ciclano, quanta cultura! Que momentos agradáveis... espero voltar mais vezes!"

Fazemos essa analogia para explicar o quão simples é trabalhar no ambiente virtual. Na verdade, você já o faz no seu dia-a-dia, mas é preciso ter a sensibilidade de levar esse mesmo atendimento para seu negócio!

Você primeiro precisa deixar seu site principal e Redes Sociais prontas, com conteúdo bem elaborado e pertinente para recriar a "sala de visitas aconchegante". Esse conteúdo passará toda a credibilidade e conhecimento que sua empresa possui, o "papo 10" e "quanta cultura". Em seguida, seus visitantes tornaram seguidores e clientes e voltarão sempre, pois levarão o sentimento de "lugar e produtos agradáveis".

As newsletters ao lado são alguns exemplos de uma das formas de interação que sua empresa deve ter com seus clientes, tanto para passar credibilidade, como fidelizá-los e aumentar os resultados.

INTERAGIR E APLICAR, AUFERIR E APLICAR

O dinamismo do mundo atual obrigatoriamente tem que ser imposto no dia-a-dia da sua empresa. Todos os dias as empresas mudam, melhoram, mas principalmente, se adequam!

E no mundo do web marketing não poderia ser diferente! Cada ação tem que ser examinada, estutada e analisada. Cada resultado alcançado tem que ser entendido para futuras alterações dos processos que são impíricos. Você TEM que estudar cada resposta do passado para ENTENDER o que perguntar no futuro! Quanto mais experiênte sobre o que seu cliente espera de você, maiores serão seus resultados!

Então você prepara seu porto seguro para receber novos visitantes. Cria visibilidade no Google e realiza chamadas e campanhas para atrair pessoas. Essas pessoas gostam do que vêem e compram a sua idéia (comprar sua idéia significa seguir SUA EMPRESA, interagir com SUA MARCA e por que não, comprar OS SEUS PRODUTOS).

Fideliza esses novos clientes com informação pertinente, com produtos de qualidade comprovada e preços justos e começa a perceber que entrou em um ciclo vicioso saudável de trocas, onde sua empresa oferece conteúdo e produtos e as pessoas devolvem em compras e divulgação viral.

Surpreenda seu cliente! Estude os resultados e surpreenda-o novamente!

MATERIAL DE APOIO OFF E ONLINE

Falamos de aumentar a visibilidade no Google e Facebook (os dois ambientes mais frequentados da internet), proporcionar uma navegação inteligente dos usuários em nossos sites e perfis das redes sociais e aumentar e fomentar a comunicação e interação com clientes através de newsletter, site e mídias sociais.

Todo o material disponibilizado é na verdade um grande material de apoio online, distribuido estratégicamente para corroborar com a credibilidade da empresa. Sempre que um cliente ou possível novo cliente entrar em seu território, seja site ou rede social, será esse material que "venderá" ou não a sua empresa, o seu produto ou sua qualidade.

Ao lado temos um folheto produzido para a Senior Service entregar em suas reuniões e entrevistas e um catálogo para a Schraiber distribuir em seus revendedores. Esse material offline, juntamente com o material online recriam e relembram os clientes sobre sua empresa. Ambos trabalham para apresentar sua empresa a novos clientes, bem como relembrar aqueles que já a conheciam.

Finalmente, o web-marketing que tentamos implementar em nossos clientes são uma somatória de ações que podem, se realizadas individualmente, trazer resultados pontuais aqui e ali e se implementadas juntas com planejamento e estratégia, podem ser fundamentais para a divulgação da sua marca, crescimento da sua empresa e aumento dos resultados.